sábado, 24 de março de 2012

Buraco

No outro dia disse aos meus amigos em voz alta, em tom de desabafo, que quando vim para Medicina, não sabia o buraco que me estava a meter. Seis anos a estudar, sais com diploma na mão e pouco ou nada resta senão estudar para um exame de especialidade. És colocada um ano a fazer internato num Hospital qualquer mediante a tua média de curso. Terminas o internato, vais uma carrada de anos para outro Hospital e especialidade qualquer, mediante a nota tirada no dito exame de exame de especialidade. Um exame que apenas testa a tua capacidade de memorização. Na especialidade és sujeita a avaliações constantemente, no final ainda tens exame e ainda corres o risco de descobrir que não tens jeito nenhum pra "coisa" e ficar sem nada. Se "a coisa" corre com sucesso, chegas ao final de todos estes anos e ainda tens de andar à procura de emprego, que já deixa de ser garantido e bem remunerado. 
A minha amiga disse que voltava a fazer tudo na mesma, eu também não duvido. Mas que isto me deixa preocupada, deixa. Luta-se com garras e dentes por algo que amamos, sustentamos a nossa luta por ser realmente aquilo que queremos fazer, acrescentando a vantagem que é uma "profissão segura" e recompensada. E no final as coisas não são assim. Matas-te muito mais que os outros, estudas que nem louca, terminas o curso e tens a mesma incerteza que toda a gente. 
Gente que vai para Medicina a pensar que vão descansar à sombra da bananeira, desistam!

C.

Sem comentários:

Enviar um comentário