quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sol de Novembro

Hoje durante o dia esteve um tempo maravilhoso e aproveitei para passear um bocadinho a pé na minha aldeia. Fui eu e o meu namorado ao final da manhã e levamos os respectivos cães. Eu a Léca (pinscher miniatura) e ele o Simba (labrador). Foi giro e trabalhoso, a Léca ainda não sabe bem andar de trela e assusta-se ainda com o ladrar dos outros cães. É incrível por ser um cão tão pequenino (uns reles 1.050kg) como vai comigo pra todo o lado e simplesmente não me larga. Só tenho pena que a maior parte dos espaços públicos não permita entrada de cães, ao contrário da Suíça por exemplo. No entanto, acho que em Portugal cada vez mais se respeita e ama os animais. As instituições têm lutado muito por isso. Quando se tem um animal de estimação tem de ter consciência dos anos que ele pode viver, do trabalho e do dinheiro que nos pode acarretar. Um animal de estimação faz parte da família. Um cão é um animal sociável, não é para estar preso 24 horas por dia numa casota à chuva e ao vento. E temos de os ocupar quando não estamos com eles, por isso é que existem brinquedos e Kongs, senão claro que irão fazer asneiras para simplesmente passar o tempo e se irão aborrecer.
Contou-me o meu pai que antigamente, quando era criança, via imensos cães afogados no rio dentro de sacos de rede e que havia pessoas que simplesmente os enterravam quando nasciam. É simplesmente desumano e acho que parte o coração a qualquer pessoa que goste de animais.

C.





1 comentário: