quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O meu salário e o futuro

Ontem, dia 21 de Janeiro, recebi o meu primeiro salário referente a ter começado a trabalhar num hospital público. Houveram cortes e mais cortes. Nós, Médicos Internos do Ano comum, também levamos com eles. Mas o que me deixa desanimada, nem é o salário que recebi, mas aquilo que me espera durante os próximos 4 a 6 anos. Na especialidade irei receber apenas mais 100€. E eu tenho 28 anos, não tenho casa, não tenho carro, não tenho filhos, ou seja...não tenho nada. Apenas 2 cadelas, que cada vez que vou ao veterinário fico "tesa", na última vez foram 93€. E porque fiquei a trabalhar fora da minha cidade, tenho uma renda para pagar, luz, água, deslocações e tudo o resto. Se agora talvez sobre pouco, não sei como será quando tiver filhos e muitas mais despesas. Espera-me muito trabalho, muito estudo e pouco dinheiro. Pergunto-me quando irei ter eu alguma coisa...

C.

5 comentários:

  1. Muita força, estamos todos no mesmo barco :(

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente tem-me atormentado a mesma perspectiva. Não na medicina mas no direito - são 4 anos de licenciatura + 2 mestrado + 3 de estágio (que não é remunerado muitas das vezes ou então, com sorte, pagam-nos 600e) durante os quais temos de pagar a inscrição e todos os exames da ordem dos advogados e sustentar-nos. A juntar a isto não temos garantias NENHUMAS de trabalho (nem de estágio que seja remunerado e para exercer advocacia temos de o fazer). E depois vemo-nos sem nada, com quase 30 anos a começar a trabalhar, porque tivemos montes de anos de estudo e investimento e pensamos "para quê?" quando um operador da ZON ou de uma outra rede de TV ou telecomunicações qualquer é capaz ganhar, sem qualquer formação!!!!, 1500eu de ordenado base e ter uma vida (porque nas profissões ligadas à saúde e ao direito, e a outras que eu sem conhecimento de facto não enumero, passamos a vida a trabalhar, sem horários decentes sequer!). É desmotivante, triste e frustrante.

    ResponderEliminar
  3. essa mesma questão também me tem atormentado..tirei uma licenciatura e infelizmente os tão famosos estágios curriculares não pagam contas, entretanto aqui ando sem exercer a profissão para a qual me andei a preparar. É muito triste a situação em que nos encontramos, muito sem rumo, sem futuro. Vamos viver então um dia de cada vez e ter esperança que venham dias melhores. Força! *

    ResponderEliminar
  4. Compreendo a 100% as tuas preocupações e as tuas dúvidas.
    Neste momento não há perspetivas de um futuro risonho e espera-nos muito trabalho a troco de um curto, curtinho, salário.
    Mas o sonho e a esperança ainda é algo que temos direito, e um dia de cada vez, vamos ter esperança!

    ResponderEliminar
  5. Resposta à tua pergunta: só quando começares a raciocinar de formar fria e interesseira, procurando a bolsa mais recheada que encontrares nesse hospital e fazendo o que algumas fazem para «subir» na vida sem ter de se esforçar muito mais. (caso real)

    ResponderEliminar